Carnitina emagrece? Conheça os benefícios

 

A Carnitina – que no meio esportivo é mais conhecida na sua iso forma, como L-carnitina – é um composto que pode ser sintetizado de maneira endógena, ou seja, é fabricado pelo próprio corpo (Lisina e Metionina). Mas ela pode também ser absorvida através da ingestão de determinados alimentos, principalmente os de origem animal. Entretanto, mesmo com o nosso corpo produzindo a L-carnitina, em algumas situações, como estresse, fase de crescimento ou atividades físicas intensas, por exemplo, o nosso organismo pode precisar de uma quantidade maior deste composto. A Carnitina possui papel fundamental no metabolismo dos lipídios. Devido a este papel, a suplementação de L-carnitina pode ser indicada para a queima de gordura e pela possível ação poupadora de glicogênio gerado pelo aumento da oxidação de lipídios.

Um outro papel da suplementação da L-carnitina seria agir como um “tampão” para diminuir a acidez das moléculas (Acetil-CoA) produzidas pelo organismo em atividade de alta intensidade, diminuindo a quantidade de lactato, complemento que pode gerar uma hiperacidez, causar desconfortos e afetar negativamente a performance. A suplementação de L-carnitina ajuda a diminuir estes sintomas.

A Carnitina pode ser ingerida de diferentes formas: cápsulas, gomas ou em forma líquida. Todas elas possuem a mesma iso forma de L-carnitina e produzem os mesmos efeitos, entretanto, a forma líquida pode ser absorvida mais rapidamente.

Flávia T. Novaes
Nutricionista CRN9 17171
Juiz de Fora – Minas Gerais

Deixe um comentário!

Endereço:

Centro: Galeria Epaminondas Braga, 59 - (32) 3215-0196
Alto dos Passos: Rua Machado Sobrinho, loja 08 - (32) 3214-7600
Shopping Jardim Norte: Av. Brasil, 6345 - (32) 3321-5306
© 2020. Vita Sport . Todos os Direitos Reservados . Juiz de Fora MG