Dieta low carb: perguntas e respostas sobre a tríade Carboidratos X Gorduras X Esteatose

Gorduras X Carboidratos X Esteatose

A Esteatose é uma doença hepática gordurosa não alcoólica – o que significa que há depósito de gordura no interior das células do fígado. A esteatose hepática benigna pode ser facilmente revertida. Basicamente a alimentação e uma adoção de um novo estilo de vida (atividade física, alimentação, evitar estresse etc).

Mas, afinal de contas o que leva à esteatose hepática?
R: Muitos acham que é devido a alimentação rica em gorduras. E de certa forma é, mas o importante é salientar “Qual Gordura”?

O excesso de glicose e frutose – alimentos ricos em carboidratos (lembrando: em excesso) – são convertidos em triglicerídeo (gordura) no fígado. Quando a reserva do fígado já está cheia e ele não consegue mais exportá-lo, a gordura acumula nas células deste órgão, podendo levar a um quadro de esteatose.

Já que frutose em excesso pode causar esteatose, então não posso comer frutas?
R: Quando falamos de excesso em frutose, na maioria das vezes não falamos da fruta em si, e sim do açúcar ou alimentos com grande teor de açúcares (independente da fruta – vou exemplificar). O açúcar de mesa é a SACAROSE que é nada menos do que a junção de glicose + frutose. Este açúcar devemos excluir ou mesmo evitar ao máximo.

Também devemos observar a quantidade excessiva de frutas. A exemplo dos sucos 100% da fruta – Um suco de laranja “PURO” tem aproximadamente 4 a 6 laranjas para um copo duplo e nem um pouquinho de água.

Nele cotem uma quantidade enorme de açúcar da fruta (Frutose) e como ele foi coado e não se usou o bagaço toda a fibra (que tem a característica de diminuir a velocidade de absorção desse açúcar) foi eliminada.  Uma bomba de açúcar de uma vez só!

Por que uma dieta rica em carboidratos pode afetar o fígado?
R: Os alimentos ricos em carboidratos (açúcar e amido) Amido é glicose pura; açúcar é mistura de glicose e frutose essa combinação quando em excesso constitui uma importante ameaça ao fígado. O problema é que o fígado é o primeiro órgão a armazenar a glicose. O problema é que a glicose pode ser utilizada por qualquer célula do corpo, mas a frutose só pode ser metabolizada pelo fígado.

Quais as consequências de uma Esteatose hepática?
R: O fígado gorduroso torna-se resistente à insulina. É um duplo efeito negativo: aumenta a glicose no sangue e, ao mesmo tempo, deixa o fígado resistente ao hormônio. Isso é praticamente uma receita para sobrepeso, diabetes e obesidade

Entenda que uma dieta baixa em carboidratos não significa que sua alimentação irá aumentar em gordura, na verdade haverá uma troca e suas consequências, como o aumento da saciedade (ficar satisfeito com o volume da refeição por mais tempo) e a diminuição da fome. Nesse ciclo as porções vão ficar menores, a qualidade da alimentação ficará melhor e a gordura do alimento só trará benefícios.

Flávia T. Novaes
Nutricionista CRN9 17171
Juiz de Fora – Minas Gerais

Deixe um comentário!

Endereço:

Centro: Galeria Epaminondas Braga, 59 - (32) 3215-0196
Alto dos Passos: Rua Machado Sobrinho, loja 08 - (32) 3214-7600
Shopping Jardim Norte: Av. Brasil, 6345 - (32) 3321-5306
© 2017. Vita Sport . Todos os Direitos Reservados . Juiz de Fora MG