HIIT: anaeróbio ou aeróbio? Entenda os resultados

Hoje muito se fala em treinamentos curtos e de altas intensidades para a promoção de benefícios a saúde. Um desses treinamentos, muito utilizado é o famoso HIIT que pode ser manipulado de diferentes maneiras, sendo classificado como um treinamento ANAERÓBIO (semelhante aos estímulos da musculação). Alguns pesquisadores chegam até a dizer que o tradicional treinamento AERÓBIO (⬇intensidade e ⬆duração) engorda!

Pois bem, o treinamento HIIT É REALMENTE ANAERÓBIO?

Um grupo de pesquisadores do Canadá resolveu verificar a disponibilidade dos substratos energéticos em um Treinamento Intervalado Máximo. (Parolin ML, 2000)
• 6 indivíduos treinados do sexo masculino.
Realizaram um protocolo de exercícios constituído por 3 tiros máximos de 30″, com 4′ de intervalo entre eles em uma bicicleta isocinética programada a 100 rotações por minuto (rpm).

• 3 semanas, 1 vez por semana.

• A coleta dos dados foi feita através de biópsia (retirada de um pequeno fragmento de tecido) do Vasto Lateral em repouso, 6″, 15″ e 30″ durante o exercício no 1° e 3° tiro. Cada semana a biópsia foi randomizada (de forma aleatória), num total de 10 biópsias.

RESULTADOS

• Durante o primeiro tiro, até os 15” iniciais a demanda de ATP (Adenosina Trifosfato) foi através da fosforilação dos substratos PCr (Fosfocreatina) e Glicogenólise, resultando em acúmulo de lactato significativo.

• No entanto, nos últimos 15” a fosforilação de glicogenio voltou aos valores basais com baixas taxas de Glicogenólise e produção de Piruvato, enquanto Piruvato Desidrogenase (PDH) foi totalmente ativo e a oxidação do Piruvato foi mais alinhado à sua taxa de produção, resultando em mínimo acúmulo de lactato.

• No decorrer das séries houve uma diminuição da capacidade de manter a fosforilação dos substratos PCr e Glicolise, aumentando a capacidade oxidativa fazendo com que a contribuição AERÓBIA aumentasse gradativamente ao longo das sessões.

• Caso tivesse havido APENAS 1 tiro de 30″ o treinamento seria predominantemente ANAERÓBIO, porém, a sucessão desses tiros torna o treinamento HIIT um exercício predominantemente AERÓBIO! Parece que o HIIT é um AERÓBIO DE ALTA INTENSIDADE, será que vão dizer que ele também engorda?

 

Então, PARE de querer fazer o que está na “moda” e deixe o seu personal trainer/professor realizar sua progressão corretamente.

 

Bruno Pascoalini
Graduado pela FMG
Pós-graduando em Musculação – UFRJ
CREF: 32904-G/MG

Deixe um comentário!

Endereço:

Centro: Galeria Epaminondas Braga, 59 - (32) 3215-0196
Alto dos Passos: Rua Machado Sobrinho, loja 08 - (32) 3214-7600
Shopping Jardim Norte: Av. Brasil, 6345 - (32) 3321-5306
© 2017. Vita Sport . Todos os Direitos Reservados . Juiz de Fora MG