Hipotireoidismo e suplementação

 

O hipotireoidismo é uma disfunção da glândula tireoide caracterizada pela quantidade insuficiente ou ausente da produção de hormônios tireoidianos para as funções do organismo.

A glândula tireoide é responsável pela produção de 2 hormônios: Triiodotironina (T3) e a Tetraiodotorinina (T4) – Esses dois hormônios são responsáveis pelo controle do metabolismo (não somente estes, mas são grandes influenciadores).

A produção destes hormônios é controlada por um outro hormônio, o TSH. O TSH funciona como uma máquina na qual aumenta a produção de T3 / T4 se estes estiverem baixo no sangue e diminuem sua produção se estiverem elevados na corrente sanguínea.

Alguns sintomas são bem característicos desta patologia:
- Cansaço
- Sonolência
- Dificuldade na perda de peso
- cabelos e unhas ressecados e quebradiços
- Raciocínio Lento

Mas, outros também podem estar ligados ao Hipotireodismo:
- Glicose alterada.
- Colesterol elevado.
- Prisão de ventre.

Devido a esses sintomas convencionais, as pessoas buscam na maioria das vezes um “ajudante” para o ânimo e emagrecimento que acaba sendo o termogênico. A base deste suplemento é a cafeína e outros componentes excitatórios. Quando usado de forma desregulada e sem orientação pode interferir na absorção do medicamento usado no tratamento do Hipotireoidismo, e o efeito não será como o esperado.

Outro suplemento também questionado juntamente ao hipotireoidismo é o BCAA – se um dos estados clínicos de um paciente com a patologia for a glicose alterada, o uso do BCAA não é recomendado, já que níveis elevados de BCAA na corrente sanguínea pode ter relação com a resistência a insulina, e acabar prejudicando o organismo.

Não existe um suplemento “ótimo” para quem tem o hipotireoidismo. Cada pessoa desenvolve a patologia e seus sintomas de um jeito bem individual. Nada mais justo do que um tratamento também individualizado. É essencial o acompanhamento multiprofissional, com o médico endocrinologista para diagnostico, tratamento adequado, medicação e dosagem corretas, nutricionista para uma dieta especifica e adequadas aos sintomas e ao individuo e profissional de educação física para iniciar a atividade física.

Flávia T. Novaes
Nutricionista CRN9 17171
Juiz de Fora – Minas Gerais

57 comentários para “Hipotireoidismo e suplementação”

  • vitasport diz:

    Olá boa tarde, sempre que houver medicação, precisa estar com acompanhamento médico e dosagens em níveis adequados.
    .
    Primeiramente, precisa -se saber o motivo de estar tomando o BCAA e qual horário. OS BCAA participam de síntese de alguns hormônios e a tireoide possui a função também hormonal, por isso a necessidade de saber a estrategia usada pelo BCAA (Se realmente é necessário ou se poderia usar outra suplementação para o mesmo fim sem fazer parte da síntese de hormônios.
    .
    Quanto ao medicamento e suas interferências: ele deve ser administrado em jejum, longe minimo de 30 min das outras refeições e pelo menos 2h se a suplementação tiver atuantes hormonais.

  • vitasport diz:

    A maca peruana é um indutor hormonal. Sim! Ela melhora a circulação sanguinia, melhorando e aumentando o fluxo sanguíneo nas áreas trabalhadas. Mas no seu caso, como existe a disfunção dos hormônios tireoidianos – ou eixo tireoide/ hipófise.

    .

    Como não posso prescrever para você sem ter uma anamnese perfeita para isso vou dar algumas sugestões do que ajudar. Para melhorar cognição – Aprendizagem, memória e associação o melhor e ter complementos que ajudem o cérebro a ficar mais eficaz – As gorduras de boa qualidade, mais precisamente Omega 3/ Oleo de linhaça, Vasodilatadores (não hormonais) são os melhores.

    Espero ter ajudado!

  • vitasport diz:

    O hipotireoidismo é uma disfunção da tireoide que é necessário à intervenção medicamentosa, e se feita essa intervenção é necessário saber se a dosagem está de acordo com os níveis hormonais tireoidianos – é um pouco complexo, para eu só te falar se pode ou não continuar. Com suplementação de termogênico é necessário ficar atento quanto a hora e como é feito a administração, qual dosagem, para qual finalidade? É muito superficial. Quanto ao uso da oxandrolona… Você está fazendo acompanhamento com endocrinologista!? Para saber se a dosagem está de acordo com o objetivo, altura, peso etc… São muitas coisas envolvidas para uma resposta muito curta.

    .

    Converse com seu prescritor, tire suas duvidas.

  • vitasport diz:

    É fundamental que você esteja com acompanhamento médico em dia, para saber se níveis hormonais tireoidianos e a dosagem estão adequadas. O uso da creatina não interfere na ação do medicamento.
    Lembrando que o medicamento deve ser administrado em jejum e longe das refeições e principalmente das suplementações.
    Converse com o seu médico sobre as outras suplementações que está tomando, ele precisa saber de tudo para um melhor prognostico/ processo do acompanhamento.

    Nutricionista Flávia T. Novaes
    CRN 9 17171

  • Clenilda diz:

    Estou com 56 anos e sinto que precisa de suplementos vitamínicos pois meu cabelo pele e unha está rececados quebradiço.como trabalho da tireoide não quais tomar.

  • vitasport diz:

    Se o seu cabelo está caindo e suas unhas estão fracas, precisamos com certa rapidez descobrir primeiramente o motivo. Às vezes não é apenas a falta de vitamina, e que somente o polivitamínico pode não consertar esse desequilíbrio. Exames bioquímicos (sangue) e um bom planejamento alimentar serão necessários para que possamos possivelmente reverter a situação.
    Flávia Novaes
    CRN9 17171

  • vitasport diz:

    Toda vez que falamos em Hipotireoidismo, temos a consciência de que existe um desequilíbrio nos hormônios tireoidianos e para uma boa funcionalidade da glândula é necessário que o medicamento esteja em dosagens adequadas (Acompanhamento com o endocrinologista) – Os hormônios tireoidianos são ligados diretamente ao metabolismo e podem ser afetados caso tenha outros hormônios fora da dosagem correta para um resultado final. A oxandrolona possui efeitos semelhantes à testosterona, pode ajudar no aumento de massa muscular agindo de forma coadjuvante em aumentar o apetite, aumentar a força e consequentemente sendo possível uma melhor performance durante os treinos. Agora cabe saber, o uso do sintético anabolizante foi prescrito por um endocrinologista? sua dosagem está de acordo com seu tamanho, peso e estratégia nutricional? se nada disso estiver em sintonia será apenas uma estratégia jogada fora !

    Espero ter ajudado

    Flávia Novaes Nutricionista
    CRN917171

Deixe um comentário!

Endereço:

Centro: Galeria Epaminondas Braga, 59 - (32) 3215-0196
Alto dos Passos: Rua Machado Sobrinho, loja 08 - (32) 3214-7600
Shopping Jardim Norte: Av. Brasil, 6345 - (32) 3321-5306
© 2021. Vita Sport . Todos os Direitos Reservados . Juiz de Fora MG