Vegetarianismo, veganismo e proteína vegana

Vegetarianismo e veganismo têm ganhado cada vez mais espaço, reunindo e fortalecendo grupos adeptos a causa e ao estilo de vida. Apesar das semelhanças serem muitas, e alguns chegam até a achar que são a mesma coisa, os dois grupos divergem em alguns pontos, formando identidades completamente diferentes para os envolvidos a esse tipo de alimentação.

Hoje, além de explicar a diferença entre os dois, vamos falar também de opções de suplementação vegana e vegetariana para quem segue um dos dois preceitos, ou que simplesmente prefere evitar a proteína animal.

O vegetarianismo muitas vezes envolve questões de saúde e/ou religiosas. Os vegetarianos não se alimentam de carne, mas continuam consumindo produtos de origem animal, como ovos e laticínios.
Os veganos não consomem nenhum produto de origem animal. Isso passa pela carne, pelo leite e seus derivados, ovos, mel, lã, etc. Eles também não consomem produtos que são testados em animais, como são a maioria dos remédios, xampus, sabonetes, maquiagens e cosméticos em geral.
Devido a falta de proteína animal e na busca por outras alternativas, algumas industrias se especializaram em retirar dos vegetais a proteína e concentrar isolar em um produto. São os vegan protein – ou proteínas veganas – reitradas por exemplo da soja, ervilha, arroz etc.

Muitos ainda se perguntam pela biodisponibilidade desta proteína, ou seja, se ela realmente será absorvida corretamente pelo organismo. Devido a concentração de proteína em uma determinada dose deste suplemento ser bem menor em volume – comparado à alimentação comum – os suplementos de proteína vegetal são uma excelente fonte extra que oferecerá o nutriente ingerido em menor quantidade. Além disso, o produto ainda passa por uma concentração de aminoácidos, vitaminas e minerais para melhorara do perfil nutricional.

Se você procura por proteínas sem origem animal, trazemos aqui duas excelentes opções para consumo abaixo:

1- Rice Protein
Uma das opções para quem dá preferência a proteínas veganas é o Rice Protein. É um suplemento nutricional extraído da proteína de arroz integral, com fórmula desenvolvida para permitir alta taxa de absorção pelo organismo. Em conjunto com a fibra solúvel, ela permite que os aminoácidos sejam absorvidos de maneira controlada e por um período maior, garantindo uma reconstrução muscular prolongada após a atividade física.

2- Crispies Protein
Os Crispies Protein Veg são flocos crocantes de proteína de ervilha e farinha de arroz. Por se tratar de um produto hipoalérgico, pode ser consumido por intolerantes à lactose e celíacos. Quando usado por atletas e esportistas, pode contribuir para a melhora de rendimento, ganho, manutenção e recuperação muscular e, por conter fibras, auxilia no trânsito intestinal. Contém fibras, sabor neutro, zero glúten, zero lactose e zero corante.

Conheça mais sobre essas e outras opções de suplementos na nossa loja: www.vitasport.com.br

Flávia Novaes
Nutricionista
CRN9 17171

Deixe um comentário!

Endereço:

Centro: Galeria Epaminondas Braga, 59 - (32) 3215-0196
Alto dos Passos: Rua Machado Sobrinho, loja 08 - (32) 3214-7600
Shopping Jardim Norte: Av. Brasil, 6345 - (32) 3321-5306
© 2018. Vita Sport . Todos os Direitos Reservados . Juiz de Fora MG